terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Discurso de Tomada de Posse enquanto Presidente da Direcção Fiscal da AJITER

Minhas senhoras e meus senhores,



Representantes das Entidades aqui presentes,



Amigos e Amigas,



Desde já peço desculpa por não me ter sido possível estar presente aqui na tomada de posse da AJITER, para tomar posse enquanto Presidente do seu Conselho – Fiscal, ausência essa, que se deve a motivos de carácter pessoal.



Entrei na AJITER já ela existia e tinha um papel importante na Ilha Terceira. Hoje, já com outras associações de jovens, assume um papel fundamental em todo o arquipélago, fruto do trabalho que alguns elementos desta equipa, e outros que já cá não estão, desenvolveram durante alguns anos



É com muito gosto que mais uma vez faço parte da equipa da AJITER, uma associação que tem mostrado cada vez mais dinâmica no seio da Região Autónoma dos Açores. É importante que haja quem se dedique à juventude como faz a AJITER. Os jovens precisam cada vez mais do apoio de todos os que estão presentes aqui nesta sala, das autarquias, dos governos e das empresas. É importante ouvi-los, dar-lhes voz e ajudá-los no derrube dos obstáculos que enfrentam ao longo da vida. É importante desenvolver actividades com esta faixa etária para que se sintam integrados na sociedade onde vivem, para assim deixarmos este Portugal envelhecido de hoje e no futuro termos um Portugal onde a população seja maioritariamente jovem. Cabe-nos essa função.



A AJITER é uma associação que me orgulha embora eu tenha a consciência que nem sempre consigo participar em todas as actividades que esta desenvolve na nossa ilha. Mas sei que posso dar mais, mesmo estando aqui em Lisboa - de onde escrevo estas palavras – estabelecendo uma ponte entre o continente e região, para o desenvolvimento de algumas actividades futuras. Para o sucesso dos nossos projectos, é importante também a participação de todos vós nas actividades culturais, desportivas e outras iniciativas, para que a nível nacional e internacional, a AJITER tenha uma voz ainda mais importante que a que já alcançou nos dias de hoje.



Não me alongando mais faço um agradecimento a duas pessoas que desde uma conferência da AJITER na Escola Secundária Vitorino Nemésio em 2004 sobre o 25 de Abril, onde também estava o Professor Doutor Medeiros Ferreira, por nunca terem deixado de acreditar e terem apostado em mim ao longo destes anos. São elas o Décio Santos e o Osório Silva. A eles o meu mais sincero e profundo obrigado!



Tendo a consciência que juntos podemos fazer mais pela nossa juventude, pela AJITER, pela nossa ilha e pela Região Autónoma dos Açores, despeço-me agradecendo toda a vossa atenção.



Um abraço amigo,



Nuno Álvaro Franco Pereira

Sem comentários: