sábado, 29 de agosto de 2009

Baixa Política

Escrevo porque estou indignado.
O candidato do PSD à Câmara Municipal da Praia da Vitória, na apresentação dos candidatos deste partido às Juntas de Freguesia do Concelho da Praia da Vitória, ao invés de valorizar os candidatos que apresentava, utilizou a referida apresentação para lançar insultos e graves acusações gratuitas à candidatura do Partido Socialista.
As acusações graves e de baixo nível que proferiu mostram o desespero e a postura deste candidato que em nada dignifica a democracia, o Concelho da Praia da Vitória e, estamos certos, muitas pessoas do Partido Social Democrata que, certamente, se sentem envergonhadas e desmotivadas com esta postura.
Parece que o candidato do PSD tem memória curta e não se recorda das perseguições e dos métodos utilizados pelas Câmaras do PSD que apoiavam freguesias, instituições e pessoas consoante as suas afinidades partidárias, que hostilizavam todos aqueles que não partilhavam o mesmo cartão de militante com os dirigentes da autarquia nessa altura e que ameaçavam com o fim de contratos de trabalho ou prometiam empregos em troca de aceitação por um lugar nas listas do PSD.
Desde 2005 que a Câmara Municipal da Praia da Vitória se pautou por uma actuação transparente, justa e com critérios bem definidos. Prova disso são os investimentos em todas as Freguesias do Concelho, independentemente da cor partidária de cada Junta de Freguesia, ou o programa Fundo de Coesão Rural que apoia todas as Instituições do Concelho através da apresentação de projectos, sendo os mesmos pontuados consoante a sua importância e o cumprimento de requisitos pré-estabelecidos num regulamento.
Foi assim ao longo dos últimos quatro anos e será assim no futuro, com justiça, com visão e com coração, colocando os interesses da Praia da Vitória e das nossas 11 Freguesias acima de guerrilhas partidárias promovidas por quem apenas quer o pior para o nosso Concelho.
As listas do Partido Socialista à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia são compostas por pessoas sérias, idóneas e que querem dar o melhor pela sua Terra, sem qualquer tipo de pressão, como era apanágio do PSD.
Esse tempo, felizmente, acabou.
Acreditamos que também nas listas do PSD estarão pessoas sérias e honestas que não se revêem neste tipo de acusações e de baixa política que o candidato do PSD à Câmara Municipal promove.
A Praia da Vitória é um Concelho em boas mãos e assim continuará como reconhecimento pelo trabalho exemplar que tem sido realizado nos últimos quatro anos.

*Texto publicado no jornal "Diário Insular"

5 comentários:

Anónimo disse...

Já dizia o provérbio “ O pior cego é aquele que não quer ver”. Não poderia iniciar este comentário de outra forma se não esta, sim porque foi com grande indignação que agora conheço o currículo do autor daquele artigo medíocre que á dias li no Diário Insular, pois nunca poderia imaginar que um estudante superior em ciências politicas fosse capaz de escrever tal artigo… Na realidade o autor do referido artigo não foi capaz de se desprender da obsessão que sente pelo PS, e dai o rasco resultado que acabou por transmitir á nossa sociedade o que realmente se aprende num curso superior em ciências politicas (…).
A referida obsessão que anteriormente me referia apercebe-se quando o autor diz “Desde 2005 que a Câmara Municipal da Praia da Vitória se pautou por uma actuação transparente, justa e com critérios bem definidos.” Sem dúvida que estão definidos os critérios para os próximos 30 anos, visto ser este o prazo limite para o pagamento da factura de toda a obra que o autor refere. Antes é ainda referido o seguinte “Parece que o candidato do PSD tem memória curta e não se recorda das perseguições e dos métodos utilizados pelas Câmaras do PSD que apoiavam freguesias, instituições e pessoas consoante as suas afinidades partidárias, que hostilizavam todos aqueles que não partilhavam o mesmo cartão de militante com os dirigentes da autarquia nessa altura e que ameaçavam com o fim de contratos de trabalho ou prometiam empregos em troca de aceitação por um lugar nas listas do PSD.” Devo dizer que este método foi utilizado em alguns casos pelo Sr. Presidente da CMPV, pois só assim conseguiu ultrapassar a árdua tarefa de convencer alguns militantes seus descrentes das suas politicas socialistas.
Num parágrafo final, onde havia muito para dizer, por exemplo do método de contratação dos colaboradores da Praia Ambiente e Praia em Movimento que mais parece empresas familiares, ás viagens e folias megalómanas com os idosos do concelho, fico-me por aqui com uma citação de Paul Valéry que espero justificar este meu comentário.

“ Política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível”

Anónimo disse...

Completamente de acordo, o nuno sempre foi mt imparcial, quer em artigos de televisão e principalmente politicamente.
No futuro poderá vir a ser tudo menos duas coisas, Bom comentador e bom politico.
É triste mas enfim...
Se o nuno quiser ter estas duas qualidades ponha os olhos no Tiberio e no blog dele e veja a diferença, o Tiberio sem nunca atacar ninguem, sem nunca perder os limites da saniedade mental chegou e vai chegar longe.
Por fim Nuno acorda, ainda pode ser que vais a tempo.

Anónimo disse...

Este blog transborda PS...eheheh...Nuno, nao lambas tanto as botas ao partido. Segue as tuas ideias, os teus principios e só depois pensa num partido, pois essa tua obsessão pelo PS é doentia e não te vai levar a lado nenhum. Política não é o que estás a fazer.

Um abraço

nafpereira disse...

Meus caros,
Desde já peço desculpa por responder tão tarde, mas tive um final de férias muito trágico e nas últimas duas semanas estive envolvido na campanha nacional do Partido Socialista, na 1ª semana de campanha fiz campanha no distrito de Lisboa e na segunda andei por todo o país na comitiva do Eng.º José Sócrates. Agora seguem-se as autárquicas na Praia da Vitória. Quem corre por gosto não cansa…
No artigo que escrevi limitei-me a dizer a verdade e a elucidar alguns leitores, pois, merecem que o faça. E fi-lo porque sei o que digo sobre o assunto em questão e não admito o tipo de injúrias que foram feitas.
Mais uma vez volto a dizer, que uma pessoa que escreve um texto de opinião não tem que ser imparcial. Quem tem que ser imparcial são os jornalistas. Esses sim! Por enquanto não sou jornalista, sou sim um estudante de Ciência Política que gosta de se expressar sobre a realidade que nos envolve.
Não tenho nem nunca tive medo de me assumir como militante do Partido Socialista e Juventude Socialista, organizações com as quais tenho orgulho de partilhar as minhas ideias e tenho orgulho de estar presente nas pequenas e grandes vitórias e em todas, ou quase todas as actividades. Nunca tive medo de me assumir como defensor: do socialismo democrático; de valores como: a liberdade, igualdade, e solidariedade; de inovação e progresso; dos direitos humanos ou da paz; da igualdade de direitos e da prática de solidariedade.
Aliás, para quem diz que sou doente pelo PS, até conto uma história. No ano lectivo que há poucos meses terminou tive oportunidade e a honra de ser Presidente do Núcleo de Estudantes de Ciência Política do ISCSP. Por tradição organiza-se todos os anos as Jornadas de Ciência Política e foram tudo, menos jornadas só com membros do Partido Socialista. Podia tê-lo feito e não fiz!
Aqui ficam com os temas e convidados:
Aula Aberta: Ciência Política: O que é e para que serve?
Oradores:
Manuel Meirinho – ISCSP
António Costa Pinto – APCP
André Freire – ISCTE
Mesa Redonda: A Promessa da Política
Oradores:
Mendo Castro Henriques – Instituto da Democracia
Telmo Correia – Deputado
Artur Moura – Filósofo
Conceição Pequito Teixeira - ISCSP
Conferência: O Poder dos Media na Tomada de Decisão Política
Local: Anfiteatro 6 – Piso 0
Oradores:
Luís Costa Ribas – SIC
Mário Crespo – SIC
Luís Castro – RTP
Fernando Negrão – Deputado
Nuno Melo - Deputado
Conferência: Sistema Eleitoral e qualidade da democracia
1ª Parte: O contexto das reformas eleitorais
Oradores:
Manuel Meirinho – ISCSP
André Freire – ISCTE
Diogo Moreira – ICS
2ª Parte: Comentários à proposta de reforma eleitoral “Para uma melhoria da representação política”
Oradores:
António José Seguro – PS
Miguel Relvas – PSD
António Filipe – PCP
Pedro Soares – BE
Pedro Pestana Bastos – CDS-PP
Seminário: O lugar da política cultural nas políticas públicas do século XXI
Oradores:
Alexandre Melo – Assessor Cultural do Gabinete do Primeiro Ministro
Sónia Frias – ISCSP
Conferência: Sátira Política: Fins e Efeitos na Sociedade
Oradores:
Ricardo Araújo Pereira – Humorista
António Antunes – Cartoonista do Expresso
Nuno Artur Silva – Director das Produções Fictícias
Conferência: 25 de Abril: Ruptura ou evolução na continuidade?
Oradores:
Adriano Moreira – ISCSP
Mário Soares – ex-Presidente da República
Odete Santos – PCP
*procurem algumas filiações partidárias dos convidados e façam as contas!

Quanto aos comentários de televisão, sei que sempre foram geradores de algumas discussões e polémicas. Mas nunca deixei de apontar os erros ao que defendia, assim como nunca deixei de defender o que achava que estava bem.
Sempre fui e serei adepto da exposição e discussão de ideias, da defesa de aquilo em que nos revemos, ou daquilo que se cruza com alguns dos nossos ideais pessoais e espero que a sociedade continue assim.
Cumprimentos,
Nuno

Danny disse...

Espero que no futuro dês um bom politico.
ficarei á espera!