sábado, 13 de novembro de 2010

4ª feira política

A minha quarta-feira foi um dia ocupado. Arranquei um dia com stress porque tinha nas minhas mãos, enquanto coordenador do Núcleo de Estudantes Socialistas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a conferência: "Partidos e Cidadania - Novos Horizontes", que moderei e teve como oradores Rui Paulo Figueiredo (Presidente do PS Lisboa) e Conceição Pequito Teixeira (Professora do ISCSP). Uma conferência que foi bastante interessante, não só pelo tema que tratava mas sobretudo pelos esclarecimentos feitos pelos oradores sobre a matétira que tratámos. logo que possível farei aqui um breve resumo da conferência...

À tarde segui para as aulas. Mas ao inicio da noite já estava na reitoria da Universidade de Lisboa o debate com Aminetu Haidar*.






Fotos de Pedro Alves

*"Personalidades convocam vigília por Aminetu Haidar

Figuras públicas apelam ao regresso a Marrocos da activista sariana ocidental

Um grupo de 42 personalidades portuguesas, em conjunto com a Amnistia Internacional, convocaram para terça-feira uma vigília a apelar ao regresso a Marrocos da activista sariana ocidental Aminetu Haidar, em frente ao Centro Jean Monnet, em Lisboa.
Este foi o mesmo grupo de pessoas ligadas à vida política, académica e cultural que subscreveram e entregaram na embaixada de Espanha em Lisboa um abaixo-assinado a defender a mesma causa.
O Centro Jean Monnet, em Lisboa, funciona como uma delegação do Parlamento Europeu e da União Europeia em Portugal.
Entre os signatários do documento contam-se, entre outras, personalidades como Alfredo Bruto da Costa, professor universitário, Boaventura de Sousa Santos, sociólogo, Carvalho da Silva, dirigente sindical da CGTP, o bispo Januário Torgal Ferreira, o pintor Eduardo Nery, o médico Fernando Nobre ou o escritor Manuel Alegre.
A realizar-se, esta será a segunda vigília por este motivo em Lisboa em menos de um mês.
A 03 de Dezembro, cerca de 60 pessoas reuniram-se em frente à embaixada de Espanha, em Lisboa, numa vigília organizada pela Amnistia Internacional para apoiar Aminetu Haidar, que está em greve de fome desde meados de Novembro no aeroporto de Lanzarote.
Aminetu Haidar foi detida no aeroporto de El Aaiún, a 13 de Novembro, quando regressava de Nova Iorque, onde recebeu o prémio «Coragem 2009» da Fundação norte-americana Train.
De acordo com a Amnistia Internacional, a activista foi submetida a um interrogatório de mais de 24 horas, sem direito a advogado, tendo depois a polícia marroquina apreendido os seus documentos.
Aminetu Haidar foi enviada de avião para Lanzarote, Espanha, contra a sua vontade, e com o consentimento do governo espanhol, que agora não permite o seu regresso ao Sara Ocidental por não ter documentação, segundo informações da Amnistia Internacional.
A activista associou-se nos anos 1980 à resistência pacífica contra a ocupação marroquina do Sara Ocidental de 1975, ano em que Espanha saiu da zona e em que Marrocos e a Mauritânia a invadiram, tendo este último país reconhecido a independência da República Árabe do Sara Ocidental em 1979."

Fonte: www.tvi24.iol.pt 

Sem comentários: