sexta-feira, 31 de julho de 2009

Esta geração...

No fim-de-semana anterior à minha partida para os Açores tive oportunidade de estar presente na Convenção Autárquica da Juventude Socialista que teve lugar em Fafe, distrito de Braga. Iniciativas como esta provam que os jovens de hoje não fazem parte da “geração rasca” para a qual muitos adultos tentam empurrar, inclusive ilustres governantes da nossa praça.
Esta é uma geração preocupada, preocupada com o futuro, com as próximas gerações, com os anos que se seguem. Limita-se a procurar soluções para grandes problemas e não adopta a política do “bota abaixismo” que muitos partidos adoptam quando em causa está o futuro do nosso país, da nossa cultura, das nossas gentes. É uma juventude que faz propostas e que pelos seus próprios meios faz chegá-las aos mais altos governantes da nossa sociedade. Não somos uma juventude despreocupada em que os problemas nos passam ao lado ou mesmo por cima de nós sem nos apercebermos.
Criamos e debatemos propostas para a habitação, participação política, educação, ciência e tecnologia, desporto, cultura, lazer, emprego, ambiente, urbanismo, ordenamento do território, preocupámo-nos com o mundo rural e debatemos as temáticas relacionadas com os recursos endógenos. Amigos, não somos a “geração rasca”, simplesmente há quem nos tente apelidar de “geração rasca”.
Nos concelhos a própria blogosfera cria debates por iniciativa própria como vai acontecer 2ª feira, dia 3 de Agosto na Feira Gastronómica da Praia da Vitória com a “iConferência – Imaginando o Concelho” onde estará o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, o Presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Sandro Paim, o Coordenador da ClA Universidade Aberta, Rogério Sousa, e os bloguistas, Miguel Bettencourt, Tibério Dinis e João Cunha.
Os jovens de hoje criam iniciativas como estas e debatem ideias com os mais altos governantes da nossa sociedade, sendo militantes de um partido ou mesmo pessoas independentes. Não gosto que considerem a minha geração como sendo a geração rasca porque os jovens de hoje são, sem dúvida, o futuro do nosso país.

Sem comentários: