sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Manela e a TVI

Como sabemos há possibilidade de se estabelecer uma relação entre a TVI e a Portugal Telecom. O governo chumbou ou adiou esta relação entre a empresa e a TVI. A notícia chegou à imprensa e todos atacavam injustamente o governo pelo facto da PT querer estabelecer um negócio com a TVI e diziam inclusivamente que o governo queria era controlar a informação da TVI. É claro que como não fazem oposição (nem a esquerda, e muito menos a direita) tinham que inventar um pretexto para atacar o governo.
Não vejo as coisas dessa forma tão utópica como fazem os partidos da oposição. Há negócios e negócios e certamente a PT só vinha a ganhar com a compra da TVI. A TVI está em alta e é uma empresa que tende a ser cada vez mais rentável. Até o próprio José Eduardo Moniz não vê as coisas da mesma forma que a oposição. Estando a TVI na PT abriam-se novas oportunidades de expansão do canal. A TVI tem tendência em ser cada vez mais importante e tem tido uma venda crescente de produtos nacionais para o estrangeiro o que seria bom para a Portugal Telecom.
Relativamente a este assunto acho cómica a posição de Manuela Ferreira Leite. Faz-me lembrar uma artista de circo que salta de um lado para o outro e volta para o lado onde estava inicialmente quando lhe interessa. A posição desta senhora a concretizar-se a meu ver é um erro. Estamos num mercado onde nada é certo porque hoje a TVI é da Prisa, como amanhã pode ser da PT e no próximo ano da Cofina. São negócios e o Mundo é feito de negócios!
Acho também piada a esta posição de Manuela Ferreira Leite porque esteve num governo que foi um dos autores da falência em que a RTP ia mergulhando (o governo de Cavaco Silva). Depois voltou num governo que teve a sorte de estar no poder quando a RTP se sentiu ainda mais afectada com aquilo que lhe havia sido feito em 1992, e então ficaram como salvadores do canal público.
Em 1992 a RTP era proprietária dos emissores de televisão que actualmente estão na posse da Portugal Telecom. Nesse mesmo ano, pelo surgimento da SIC e futuro nascimento da TVI, foi concretizado esse negócio no qual o Estado prejudicou uma empresa do próprio Estado porque a RTP passou a pagar um aluguer avultado por aquilo que antes era seu, para poder ser emitida em sinal aberto. Outra coisa que é interessante e curiosa é que no mesmo ano em que surge a SIC de Balsemão (PSD), o governo PSD retira a publicidade da RTP2 e durante anos não se pagou à RTP o devido dinheiro que ela deve receber do Estado (as coincidências existem!). Ora isto veio a gerar aquilo que se viu em 2002, ano em que o próprio governo chegou ao cúmulo de pensar fechar a RTP. Mas não, os funcionários manifestaram-se na altura, Jorge Sampaio foi contra esta posição do governo de então e acabaram por convencer o executivo do qual fazia parte Ferreira Leite a darem um passo atrás e a fazerem uma reestruturação da televisão pública. Para tal reestruturação convidaram José Eduardo Moniz. Queriam o micaelense fora da TVI... E esta hein?!
Voltando ao assunto original, gostava de deixar uma pergunta no ar: Se a PT se mostrasse interessada em comprar a SIC de Pinto Balsemão, Manuela Ferreira Leite teria a mesma posição que tem em relação à compra da TVI?

Sem comentários: